segunda-feira, 23 de novembro de 2015

LUGAR DE PENITENTE


LUGAR DE PENITENTE

O meu cachorro tem a me ensinar
bastante sobre graça e lealdade,
e ajuda-me a entender a caridade,
deixando eu me botar em seu lugar.

Um gato talvez tenha a me mostrar,
com distinta e sagaz felinidade,
que dono do cachorro, na verdade,
não sou, se nem sou dono do meu lar.

Um porco é sempre espelho para mim,
que junto à porcaria estou contente
pensando que este mundo não tem fim.

Um verme estampa o quão precariamente
sustento as ilusões ao ser, e, assim,
encontro meu lugar de penitente.


Nhandeara, 22 de novembro de 2015
Marcos Satoru Kawanami


5 comentários :

Rapha Barreto disse...

Estamos sempre a aprender com os animais.. adorei o poema e forma como que escreveu.

boa semana
http://mylife-rapha.blogspot.com

Laura Santos disse...

Ah claro que o cão ainda te deixa ser o dono do lar, mas o gato instala-se como se fosse o dono do lugar. O porco talvez seja "espelho", na medida em que estamos rodeados de porcaria...E com tantos vermes, também humanos, teremos talvez todos em nome da humanidade de cumprir penitência.
Difícil comentar-te, Marcos!...:-)
xx

Patricia disse...

E tão lindo poema, os Animais nos ensinar sobre o amor incondicional e livre. Gostei da foto e do poema! :)
Beijinyos,

Fábio Murilo disse...

Como diz o Roberto Carlos, "eu queria ser civilizado como os animais", Pois é...

Arco-Íris de Frida disse...

Os animais nos ensinando a sermos racionais...