quarta-feira, 23 de julho de 2014

Memorial do Convento - Comboio Noturno Para Lisboa

Link
note bem: No filme, discordo do discurso ateu que um dos personagens faz na capela.



MEMORIAL DO CONVENTO

Tenho tanto sentimento,
que, mesmo cagando ao vento,
peido em tom sentimental...
E, ao lado do meu assento,
as noviças do convento
acham que é o bestial
treinamento do arsenal.

Porém, Madre Dulce diz
que aquilo fui eu que fiz,
e começa o carnaval.
Bianca fica feliz,
dizendo que sempre quis
poder me meter o pau...

Sobressalto tenho eu,
pois aqui ninguém meteu,
e a Bianca angelical
que tantos flatos rendeu
ao castiço sonho meu
decretou-lhe a pá de cal.

Mas meu sentimento é tanto
por Bianca, que levanto
o meu gládio triunfal,
e eu que nunca serei santo
entro em baixo do seu manto
pra provar do bacalhau.

E só nesse tal momento
tenho tanto sentimento
que acho ser sentimental.
Mas o luso condimento
que é servido no convento
só senti em Portugal.


Depois, palitando dente,
ela, displicentemente,
diz que é muito natural
uma irmã boa e temente
derramar o que é semente
do carinho fraternal...


Nhandeara, 23 de julho de 2014