domingo, 17 de novembro de 2013

Carta ao Dr. Edgar Graça Mello escrita por Noel Rosa em redondilha maior.



CARTA AO DR. EDGAR GRAÇA MELLO

“   Meu dedicado médico e paciente amigo Edgar.
    Um abraço.
    Se tomo a liberdade de roubar mais uma vez seu precioso tempo, é porque tenho certeza de que você se interessa por mim muito mais do que eu mereço.
    Assim sendo, vou passar a resumir as notícias que se referem à marcha do meu tratamento.
    E, para amenizar as agruras que tal leitura oferece, resolvi fazer uso das quadras que se seguem:

Já apresento melhoras,
Pois levanto muito cedo
E... deitar as nove horas,
Para mim, é um brinquedo!

A injeção me tortura
E muito medo me mete;
Mas... minha temperatura
Não passa de trinta e sete!

Nessas balanças mineiras
De variados estilos
Trepei de várias maneiras
E pesei cinqüenta quilos!

Deu resultado comum
O meu exame de urina.
Meu sangue: — noventa e um
Por cento de hemoglobina.

Creio que fiz muito mal
Em desprezar o cigarro:
Pois não há material
Pra meu exame de escarro!

Até agora, só isto.
Para o bem dos meus pulmões,
Eu nem brincando desisto
De seguir as instruções.

Que o meu amigo Edgar
Arranque desse papel
O abraço que vai mandar
O seu amigo Noël.”

Belo Horizonte, 27 de janeiro de 1935.
Noël de Medeiros Rosa


(copiado do livro Noel Rosa: uma biografia. autores: João Máximo e Carlos Didier. Editora Unb, 1990.)