quinta-feira, 29 de novembro de 2012

o poema de florentino ariza

¿Cuánto tiempo esperarías al amor de tu vida?

O POEMA DE FLORENTINO ARIZA

Eu bem sei que tu bem sabes,
se o passado não mais volta,
se o destino não nos cabe
revirar como quem solta
perfume de flores mortas,
vamos cultivar a horta
sem flores, perfume, abelhas...
Porque as joviais centelhas
do teu semblante senil
são a zorra na masmorra,
a pólvora e o pavio.
E brincamos na modorra
do nosso jardim sem flores,
sem juventude, sem rima.

Marcos Satoru Kawanami



Envio essas mal traçadas linhas

Noel Pela Primeira Vez (Volume 7 CD 14 Faixa 23)
Intérprete: Ná Ozzetti
Composição: Noel Rosa (paródia de Cordiais Saudações)
Ano de composição: 1935

Cordiais saudações!
Envio estas mal traçadas linhas
Que escrevi à lápis
Por não ter caneta
Andas perseguido
Para que escapes
Corta o teu cabelo
E põe barba preta

Em vão te procurei
Notícias tuas não encontrei
Mas ontem te escutei
E este bilhete ao Fígaro entreguei

Sem mais para acabar
Recebe o beijo
Que eu vou mandar
Eu amo, com amor não brinco
Niterói, trinta de outubro de trinta e cinco

... Responde que eu pago o selo?



Cordiais saudações
Noel Rosa

(Cordiais saudações...)

Estimo que este mal traçado samba
Em estilo rude,
Na intimidade
Vá te encontrar gozando saúde
Na mais completa felicidade
(Junto dos teus, confio em Deus)

Em vão te procurei,
Notícias tuas não encontrei,
Eu hoje sinto saudades
Daqueles dez mil réis que eu te emprestei.

Beijinhos no cachorrinho,
Muitos abraços no passarinho,
Um chute na empregada
Porque já se acabou o meu carinho

A vida cá em casa
Está horrível
Ando empenhado
Nas mãos de um judeu.
O meu coração vive amargurado
Pois minha sogra ainda não morreu
(Tomou veneno, e quem pagou fui eu)

Sem mais, para acabar,
Um grande abraço queira aceitar
De alguém que está com fome
Atrás de algum convite pra jantar

Espero que notes bem:
Estou agora sem um vintém
Podendo, manda-me algum.
Rio, sete de setembro de trinta e um

(Responde que eu pago o selo...)

Ná Ozzetti é a melhor intérptrete da canção "Mensagem", mas não achei na Internet, procurem no CD "Show" de Ná Ozzetti.
Não é propaganda de minha parte, é porque gostei sobremaneira, e fiquei muito entusiasmado.
Eu até evito recomendar sites que contenham propaganda, para não influenciar ninguém no uso de dinheiro, que é um facilitador da dinâmica social, mas também causa morte e sofrimento.
Tentaram abolir o dinheiro no Camboja, mas não funcionou. O que há é a maldade humana; se as pessoas forem boas, qualquer sistema econômico e político vai bem; do contrário, qualquer sistema vai mal.
Na verdade, se nós fôssemos bons mesmo, não haveria necessidade de sistema político nem econômico; se nós fôssemos bons, não haveria necessidade de Civilização, bastava o que Deus criou.
Se eu fiz cálculos e um pouco de incursões no campo da Matemática, foi para que pessoas ligadas à racionalidade percebam que também a Razão pode ser amiga de Deus.


WHATEVERISMO

De que valeu em tudo a eficiência
da técnica na sua glória humana,
se foi vendida a preço de banana
a mesma humana natural decência?

Ou antes, que valeu criar ciência,
da qual um grêmio tolo se ufana,
se a mais subida idéia é sempre insana
havendo um certo pomo por pendência?

Resulta um mundo triste decaído
a espera do seu fim como quem quer:
cínico suicida sim, fingido.

Sentimos: tanto faz o que vier;
após o Paraíso já perdido,
resta-nos encontrá-lo onde estiver.

Marcos Satoru Kawanami