terça-feira, 30 de outubro de 2012

o signo da cidade (filme brasileiro) - cinema nacional - sessão brasil da rede globo de televisão - roteiro de Bruna Lombardi - direção de Carlos Alberto Riccelli - Denise Fraga, Juca de Oliveira, Malvino Salvador, Graziela Moretto, Fernando Alves Pinto, Eva Vilma e Zecarlos Machado


     A direção de Carlos Alberto Riccelli é perfeita, revela conhecimento e estudo cuidadoso da arte cinematográfica, um estudo depurado e ponderado. O enredo complexo seria uma dificuldade a mais, contudo, flui naturalmente. O foco realista proposto é harmonizado por todos os personagens em sintonia com a vida real. E a fotografia da obra, mantendo ligeiro parentesco com o despojamento clássico do cinema brasileiro, já prenuncia a destreza do diretor também no terreno da fotografia mais afim com o aceptismo hollywoodiano.

Diretores

Atores e atrizes


     Mas o roteiro é que impressiona, pela extrema complexidade; uma trama de enredos interligados e coerentemente concatenados a fim de levar o espectador a se convencer da idéia que acomete a protagonista em seu drama de astróloga solicitada por outrem a viver tantos outros dramas. Engana-se, porém, quem das palavras anteriores achar que a astróloga seja o centro para o qual convirjam os enredos; não, a estorinha vai muito mais além...
     Só assistindo ao filme que eu vi nesta madrugada na Sessão Brasil da TV Globo, que vai ao ar todas as segundas-feiras a partir das 2:30h da madrugada, ou seria nas terças às 2 e 30 da manhã? Esteja ao gosto dos mais subjetivos ou mais exatos, para mim, tanto faz.
     Recomendo que assistam a esta bela obra, porque aqui eu sou incapaz de reproduzir o que a roteirista Bruna Lombardi tão bem escreveu.

Marcos Satoru Kawanami


fotos: http://www.adorocinema.com/