segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

estilo de epístola - paródia paulina

The Temple Of Free Soul - acrílico de Artêmio Fonseca de Carvalho Filho
http://temito.orgfree.com
http://artemio.orgfree.com


CARTA ABERTA


ó Teófilo,

ah, o amigo é outro desta vez:

ó Jaime,



          Ao dizer toma a tua cruz e segue-me, Cristo deu a dica que a religião não é refresco para fracos desamparados perdedores; antes, o Católico há de vir a ser uma Fortaleza, um Farol a iluminar as trevas deste Mundo onde grassa o Mal, injustiça da Fraqueza: Pois o espírito está preparado, mas a carne é fraca, diz o Messias; mesmo as Leis humanas têm o desejo da Justiça, contudo, as necessidades do corpo, o medo instintivo, e as suas subseqüentes ganâncias, ambições e vaidades fazem do Mundo o Inferno.
           Daí, meu perspicaz amigo, não nos basta o Novo Testamento; é...
           Católicos de há muito têm fracassado por legar a segundo plano o Antigo Testamento; neste, conselhos perenemente valiosos e imprescindíveis para a vida terrestre deixou-nos o zeloso Deus Javé, como o bom pai que cuida primeiro da educação de suas filhas e filhos, afim de que sofram menos e prosperem, para só então entregar-lhes a herança. Provérbios, Sabedoria e Eclesiastes são livros bíblicos essenciais que explicam a prosperidade dos hebreus no Mundo Material.
           Piedade Católica só não bastou ao nosso povo; mesmo a Rússia fracassou na sua experiência materialista, porque o povo russo tinha uma tradição católico-ortodoxa de apego ao fraco e louvor à vítima não extinta com a política soviética. Jaime, não se faça de vítima; não seja passivo; não seja conduzido, conduza! Israel significa Deus luta.
           Já o povo hebreu, apesar da prosperidade econômica, inspira às vezes aversão pela insuficiência de piedade católica, por desconsiderar o Novo Testamento e sua mensagem de Redenção: o forte é piedoso, o forte não pede ajuda, o forte ajuda quem realmente é vítima da própria fraqueza, o forte salva.
           Jesus Cristo, nascido em lapa inculta de Belém, criado em Nazaré donde diziam que nada poderia vir de útil, alguém que dividiu a História por sua própria natureza humana superior à parte a questão transcendente que o envolve, afirmou não estar revogando a Lei anterior, a Sabedoria Antiga, de modo que já ensinou há muito tempo a síntese que aqui reitero: a pragmática dos antigos hebreus e a piedade católica fazem a Felicidade que conduz à Redenção; pois o Céu começa na Terra.

Marcos Satoru Kawanami
.....................................................................


"Já que em buraco de cobra tatu caminha dentro, que time é teu, se bateu na trave e entrou no teu?"
(Nelson Rodrigues, durante o porre que tomamos comemorando o título do Fluminense)


"Que time é meu? Corithians Paulista, que eu sou boêmio da água mineral! E o meu franzido tem dono!"
(Mário Lago, corintiano, maloqueiro e sofredor)


"É, tem dono!"
(O Dono, permanece anônimo por motivos óbvios...)
.