quarta-feira, 10 de março de 2010




A BESTEIRA É A BASE DA SABEDORIA

(Falcão / Tote Matos)

Talvez seja melhor calar,
porque, falando, é meio caminho andado.
Por outro lado, eu fiz um estudo
e sei que "é melhor falar besteira
do que ser mudo".
E, sendo eu um grande entendido no assunto,
eu paro e vejo
como tem gente besta no mundo.

E sinto quão sábia é a vaca,
que segue cagando e andando
pra não fazer ruma.

Mas eu posso ver mais longe
sobre a cabeça do povo.
Mamãe diz que eu sou um pão
e o que vale é a intenção.

.................................................................

Em síntese, é peça-resumo de toda a lapidar filosofia que criei, e com a qual pretendo, sinceramente, fazer frente às besteiras do genial florentino Nicolau Maquiavel (1469-1527). A opção pelo reggae como ritmo de fundo nada tem a ver com o discurso atonal de Gershwin (1898-1937). Destarte reiterar: sábia é a vaca, que segue cagando e andando para não fazer ruma. Taí animal verdadeiramente humano! Também obsto deixar de registrar que razão tinha o amigo Tote ao desferir: "É melhor falar besteira do que ser mudo." No que pondero: "É melhor ouvir besteira do que ser surdo.".

Falcão, cantor cearense


Glossário
Vaca - A fêmea do touro - 25 no jogo do bicho. Famosa pelo "mói" de peitos e "pareia" de chifres.

................................................................


APOLOGIA DA BESTEIRA

Tudo o que há de perverso para a Humanidade
desde as guerras às brigas de menor instância,
qualquer hipocrisia ou beligerância,
o Mal, fadigas, farsas, vêm da seriedade.

O que é ruim se veste de sobriedade;
os crápulas, na sua eloqüente jactância,
vestem com gozo o ledo dólman da elegância,
mas deixam sempre rastros de calamidade...

Por outro lado, que mal fez algum mendigo
ou fanfarrão ou ébrio sem qualquer valia?:
examinando a História, lembrar não consigo...

Por mim, o siso nunca mais existiria:
a severidade é fábrica de inimigo,
já a Besteira é a base da Sabedoria!

Marcos Satoru Kawanami
.

8 comentários :

Adriana Godoy disse...

Je suis d'acord. Très bon. Je t'embrasse.

Adriana Godoy disse...

"É melhor calar-se e deixar que as pessoas pensem que é um idiota do que falar e acabar com a dúvida." bj

Elga Arantes disse...

" Eu não sei dizer,
nada por dizer,
por isso eu escuto...

eu so vou falar,
na hora de falar...

fala! fala!"

vaca que fala demais dá bom dia a cavalo... ou alguma coisa assim...

Lara Amaral disse...

É, com essa sabedoria, Marcos, vc já está é mais da metade do caminho andado, que bom!

Um viva à vaca e ao Falcão, que soube enaltecer sua verdadeira beleza, rs.

Abraço.

tonhOliveira disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
tonhOliveira disse...



Você sabe né...

The BESTeira!


P.S.: A palavra de verificação foi "triesses".

Que pode ser Tri esses!
3S = SSS → Sua Sabedoria Sô!

nina rizzi disse...

se os yankees aparecem aqui eu os fuzilo com meu olhar metrafálico ;)

Sylvio de Alencar. disse...

Uma boa maneira de cantar a Sabedoria.
Seriedade, ninguém merece...!