sábado, 7 de fevereiro de 2009

UMA LENDA QUÍMICA
ácido clorídrico + hidróxido de sódio = sal de cozinha (NaCl) + H2O

Nos manuais químicos dum laboratório
um Cloreto de Hidrogênio apaixonou-se
um dia
exotermicamente
por uma base.
Vislumbrou-a com seu olhar abrasivo
de uma reação reversível:
uma figura iônica;
olhos 2 molar, boca dativa,
corpo isobárico, seios em suspensão aquosa.
Fez da sua uma vida
à dela eletropositiva,
até que se encontraram
numa solução.
“Quem és tu?” —indagou ele
em precipitado.
“Sou filha de um Alcalino, e neta do Oxigênio.
Mas pode me chamar Hidroxila, de Sódio”.
E de falarem descobriram que eram
altamente reagentes.
E assim se amaram
num ciclo de oxi-redução
oxidando
ao léu da temperatura
e da pressão
metais, não-metais, semi-metais
por entre as colunas da Tabela Periódica.
Escandalizaram os ortodoxos
e desbancaram Lavoisier;
desmoralizaram Clayperon
e a relação de PVT.
Enfim resolveram atingir um equilíbrio,
constituir uma família,
uma família de gases nobres!
De nobreza nada tinham;
nem um tio Xenônio,
nem um primo Hélio...
Mas o produto que tiveram
foi mais venturoso
e providencial:
no bojo dum erlenmeyer
com rendimento cem por cento
nasceram
Água e Sal.

Marcos Satoru Kawanami
.

14 comentários :

Monday disse...

Clayperon, p-v-t e erlenmeyer ... cara, a quanto tempo não ouvia isso? ótimas lembranças ...

muuuuuuuuuuuiiiiiito bom!

me lembrou uns similares que eu fazia com as matérias de engenharia ...

máquina do tempo a todo vapor ...

ps: só pra constar, a palavra de verificação pra postar esse coment foi "hipon" ... se der um desconto, foi o post perfeito .. rsss

Nathália disse...

"apaixonou-se
um dia
exotermicamente"

Hahahaha, lindo! E olha que eu nem gosto de química.
Mas esse texto tá perfeito. Adorei os trocadilhos.

Tânia disse...

Hahahaha, lindo! E olha que eu nem gosto de química.
Mas esse texto tá perfeito. Adorei os trocadilhos. [2]

Larissa disse...

Trocadilhos químicos de entrelinhas perfeitas. Gostei bastante. Estou te acompanhando agora. Sucesso. bj

Minnie_ disse...

Noossa, adorei!
O amor dos dois nos sustenta!
hilário, gostei muuito da forma de brincar com as palavras... e com a Química, claro.

Gênio.

Um beeijo!

Sonia Schmorantz disse...

A palavra mágica
dorme na sombra
de um livro raro.
Como desencantá-la?
É a senha da vida
a senha do mundo.
Vou procurá-la.
Vou procurá-la a vida inteira
no mundo todo.
Se tarda o encontro, se não a encontro,
não desanimo,
procuro sempre.
Procuro sempre, e minha procura
ficará sendo
minha palavra.

Carlos Drummond

Lindo domingo!
abraços

Nathália disse...

Eu realmente amei!
Amo poemas com trocadilhos, e amo química :)
Fiz um de física uma vez, qualquer dia eu posto :D

Amei!

Tânia disse...

ahsaushua..você também não gosta de química?? Axo que quem me "traumatizou" foi meu professor do ano passado.. ele era uma "peste" ..
o mais chato que já tive..e pior..eu não entendia uma palavra do que ele dizia..rsrs
Bjinhus !

Lais Dutra. disse...

digamos que é 98% ficção, e o resto sentimentos guardados, rs.

tem msn?

Anna Clara disse...

Bonitinho mesmo, pena que nunca entendi a química muito bem.

Anna Clara disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Letiiiiicia Oliveiraa disse...

Eu simplesmente Ameiiii esse post !

Que história fantástica!

Parabéns !

Beijoos, obrigada pela visita no blog.
Lêe Oliveira
( http://oleeh.blogspot.com )

may disse...

ta, eu não sou chegada em química, mas esse texto ficou muito bom! E viva a criatividade! x)

Isabelle.C. disse...

quimica, te amo tanto por isso!
se eu mostrar, isso para um de meus antigos professores de química, eles diriam: a química encanta até poetas!

ficou sensacional!